domingo, 16 de agosto de 2009

Plano de trabalho docente - Uso de tecnologias

Escola Estadual Professor Paulo Mozart Machado – Ensino Fundamental -Uraí
Professora: Angélica Faversani Novais
Área de Conhecimento: Língua Portuguesa
Série: 8ª A, B, F Turno: Matutino e Noturno Carga horária semanal: 04 h/a
Período: 01/16/09 à 15/17/ 09 Horas/Aulas/Previstas para execução: 08 h/a
Conteúdo Estruturante: Discurso Como Prática Social

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

TEMA: TV – Multimídia no auxílio à Educação Sócioambiental
ASSUNTO: Tempo e o meio ambiente.
PROBLEMÁTICA: “O que o tempo e você representa para preservação do meio ambiente”?
JUSTIFICATIVA: Ainda há tempo de conscientizar a sociedade?
O presente plano tem por objetivo através do tema “Tempo e o meio ambiente”, criar situações em que os alunos tenham oportunidades de refletir sobre os textos que lêem, escrevem, falam, ouvem através de pesquisas em textos impressos e na internet, intuindo de forma contextualizada, um estudo a respeito de diversos aspectos relacionados a questões sócioambientais, levando o aluno a utilizar a oralidade, a escrita, a leitura e análise lingüística. Levando à construção de textos e de seu efeito de sentido em formas de “folders” e vídeos informativos e conscientizadores.

1 – CONTEÚDOS:
Textos relacionados ao tema: Tempo , meio ambiente, problemas sociais eminente .
Anúncio publicitário;
Textos de divulgação midiáticos: Filme, clips musicais, vídeo/mensagens
Análise de textos lidos: poemas e narrativas.
Análise Lingüística e textual: metáforas, coesão e coerência textual;
Análise Semântica da temática : Tempo e meio ambiente


2 – OBJETIVO GERAL:
Levar o aluno à reflexão dos diversos aspectos sociais, através do tema: “Tempo e meio ambiente”.
Desenvolver o uso da Língua em situações discursivas diversificadas em que haja motivação para ler textos de diferentes gêneros e produzir textos e vídeos.

2.1- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Refletir sobre o tema :Tempo e o meio ambiente, fazendo inferências;
Formular hipóteses a respeito do conteúdo do texto antes de sua leitura;
Identificar os gêneros literários, reconhecendo elementos que configuram cada tipo de texto e as figuras de linguagem;
Estabelecer relações entre o texto e outros textos e entre o texto e ilustrações, fotos, imagens vídeos que o acompanham;
Confrontar as idéias contidas no texto e argumentar com elas;
Atribuir significado que extrapolem o texto lido/produzido;
Utilizar recursos discursivos e lingüísticos que dêem ao texto, de acordo com seus objetivos, organização, unidade, coesão, coerência, clareza e concisão;
Desenvolver a oralidade na exposição de idéias em debates e seminário e na produção de vídeos.

3 – DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:

Pedir ao aluno que responda por escrito a Problemática: O que o tempo representa para preservação do meio ambiente”?
Questionamento oral sobre o tema;
Apresentação do vídeo e análise do poema: “Cortar o Tempo” de Carlos Drummond de Andrade
Pedir a um aluno que leia o poema e fazer perguntas à classe, estimulando os alunos a comentar o conteúdo do poema;
Leitura e a discussão das imagens relativas ao tempo que aparecem no poema o que elas revelam e que características do tempo elas retratam;
Exibição do clip da música Tempo - do Grupo Oficina G3
Exibição do clip da música Epitáfio – dos Titãs, para confronto e comparação;
Exibição da propaganda: Preservação do meio ambiente
Novamente pedir que eles respondam sobre “O que o tempo representa para preservação do meio ambiente”? Depois de tudo que eles leram, ouviram e assistiram?
Exibir o clip de mensagem: É tempo de ser feliz – do Padre Fábio de melo;
Analise semântica da temática: Tempo, metáforas e tempos verbais;
Encerramento com um seminário e apresentação dos vídeos elaborados pelos alunos.

5 – PROPOSTA DE TRABALHO PARA O ALUNO:
Assistir vídeos e clips ,
Fazer comentários e relatos sobre o tema;
Leitura, interpretação e análises dos textos propostos;
Debates acerca do tema;
Leitura, anotação e sistematização sobre o tema;
Apresentação e socialização dos textos lidos/produzidos;
Assistir o filme e interpretá-lo.
Expor em debate/seminário os conhecimentos /idéias novas assimiladas de acordo com o tema e as contribuições que o tema trouxe, assim como pontos de vista diferentes acerca do tema.
Produzir vídeos com temáticas sócioambientais.

6 – CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Observação diariamente quanto ao desempenho do aluno na realização
das atividades propostas em relação ao interesse, à atenção, à correção, à coerência, à compreensão;
Oralidade: será avaliada em função da adequação do discurso/texto aos diferentes interlocutores e situações.
Leitura: serão avaliadas as estratégias que os estudantes empregam para a compreensão do texto lido, o sentido construído, as relações dialógicas entre textos, relações de causa e conseqüência entre as partes do texto, o reconhecimento de posicionamentos ideológicos no texto. A localização das informações tanto explícitas quanto implícitas, o argumento principal, entre outros.
Capacidade de se colocar diante do texto,
Escrita: a produção escrita será avaliada nos seus aspectos discursivo-textuais, verificando: a coesão e coerência textual, a adequação à proposta e ao gênero solicitado, se a linguagem está de acordo com o contexto exigido, a elaboração de argumentos consistentes,
Observação e análise da participação individual e em grupo do aluno nos trabalhos e atividades propostos;
Percepção de seu interesse e disposição em relação às atividades;
Questionamento oral e reflexão a respeito dos conteúdos;
Verificação de seu desempenho e progresso, nas apresentações orais, nos debates,
Acompanhamento de sua capacidade de elaborar, interagir, organizar e também o seu comprometimento com as atividades.

4 – RECURSOS DIDÁTICOS:
Biblioteca
Microsystem e CDs;
Textos digitados;
Retroprojetor e Lãminas;
Quadro de giz;
TV Pendrive
Aparelho de DVD
Giz
Quadro-negro
Sulfite
Filme;
Áudios
Microcomputador (internet)
Câmera fotográfica.
Vários tipos de papel
Tinta e lápis de cor.

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